EUROPA E O TABACO…

ESSA É UMA VELHA HISTÓRIA, AO QUE PARECE. AQUI EM PORTUGAL AS PESSOAS FUMAM EM AMBIENTES FECHADOS, INCLUSIVE,
TIVE OPORTUNIDADE DE ESTAR NUM HALL MAGNÍFICO, ONDE AS PAREDES ESTAMPAVAM AFRESCOS CONTANDO A HISTÓRIA
DA NAU CATRINA, UMA OBRA DE ARTE IMPAR. POIS ESTAVA EU NESTE LOCAL POR CASUA DE UM EVENTO CULTURAL, O
LANÇAMENTO DE UM LIVRO… NEM CONSEGUIA ACREDITAR: QUASE TODOS FUMAVAM ALI, NAQUELE LOCAL QUE DEVERIA S
ER RESPEITADO COMO MONUMENTO CULTURAL.
PERCEBO QUE OS FUMADORES DAQUI SÃO CHEIOS DE OPINIÃO, SUPER RADICAIS EM SEU DETERMINISMO DE FUMAR, MAS
ADORAM CHAMAR OS ANTI-TABAGISTAS DE FUNDAMENTALISTAS…
BEM, HORA DESSAS OS EUROPEUS TOMAM ATITUDES PRIMEIRO-MUNDISTAS, SE DEUS QUISER! BASTAM ATITUDES COMO ESTA:
França vai proibir fumar nos locais públicos a partir de 2007

O governo conservador francês vai proibir o fumo nos espaços públicos, a partir de 2007, segundo anunciou este domingo o primeiro-ministro, Dominique de Villepin.

«Sim, vamos proibir o tabaco nos lugares públicos», respondeu Villepin ao ser questionado sobre o assunto durante uma entrevista no programa «Grande Júri» da rádio RTL, a televisão LCI e o jornal Le Fígaro.

Segundo afirmou, esta proibição deve-se aplicar em duas fases: o fumo estará proibido nos lugares públicos a partir de 1 de Fevereiro, excepto nos bares, cafés, restaurantes e discotecas, que terão quase um ano – até 1 de Janeiro de 2008 – para se adaptarem à nova legislação.

Villepin considerou «inaceitável» que haja «treze mortes por dia» em França atribuídas ao tabagismo activo e passivo.

O tabaco é responsável por 66 mil mortes anuais em França, das quais 5.000 são atribuídas ao fumo passivo.

A Irlanda foi o primeiro país europeu a proibir totalmente o tabaco nos lugares públicos, em Março de 2004. Seguiu-se a Noruega, Itália, Malta, Suécia, Escócia.

No próximo ano a Inglaterra, a Irlanda do Norte e a Lituânia deverão aplicar a proibição.

Portugal prepara-se igualmente para proibir o fumo nos espaços públicos, embora o ministro da Saúde tenha anunciado que a nova legislação sobre o consumo de tabaco vai permitir que, durante «algum tempo», os restaurantes possam decidir se os clientes podem fumar nas suas instalações.

Numa recente entrevista à Lusa, António Correia de Campos recusou que autorizar os restaurantes a decidir se são espaços para fumadores seja um recuo em relação à primeira versão da legislação e justificou a alteração com a necessidade de «adaptação cultural à medida».

A primeira versão da legislação sobre o consumo de tabaco foi apresentada em Abril pelo Ministério da Saúde (MS) e determinava, entre outros aspectos, a proibição de fumar em todos os estabelecimentos de restauração e turismo, sem que os proprietários pudessem decidir transformá-los em espaços exclusivamente para fumadores (à semelhança do que vigora desde o início do ano em Espanha).

A medida foi contestada pelos agentes económicos mas manteve-se numa segunda versão da lei, apresentada pelo MS em Junho, após um período de consulta pública.

Segundo o ministro da Saúde, o projecto de legislação sobre esta matéria foi submetido a uma nova consulta pública e está actualmente a «circular entre os ministérios», sendo a principal alteração introduzida a possibilidade de os restaurantes decidirem se querem manter-se, ou não, como espaços para fumadores.

«O princípio [da legislação] é a protecção à saúde dos trabalhadores, que não devem ser expostos ao fumo passivo», reiterou o ministro, realçando que «por isso, os restaurantes, hotéis, transportes públicos, escolas e hospitais vão deixar de ser locais onde se possa fumar».

Outros países europeus que aprovaram a legislação anti-tabaco permitem, contudo, excepções. Na Áustria, é proibido fumar nos locais públicos, excepto nos bares e restaurantes.

Os alemães podem fumar nos restaurantes, se os proprietários assim o permitirem, tal como acontece em Espanha, desde o início do ano.

Na União Europeia, cerca de 27% dos cidadãos são fumadores.

Diário Digital / Lusa 08/10/06

Sobre monicaguidorizzi

Sou uma pessoa simples, que ama a vida, acredita em anjos e já encontrou a tal felicidade. Minha felicidade é Deus. Só Ele tem a medida exata do meu vazio! Amo perceber que sou humana mas tenho a divindade na essência pois Ele me criou à sua imagem e semelhança! Sirvo a Deus com muita alegria, e sempre procurando fazer com que as pessoas ao meu lado sintam-se felizes, e tanto quanto possível, também as quero felizes via net! Amar é bom demais!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário