SE FAZ BEM AO CORAÇÃO…

Já é comprovado que comer oleaginosas faz bem ao coração, mas um novo estudo relaciona esse alimento com melhorias na síndrome metabólica – um conjunto de fatores de risco que inclui hipertensão arterial, obesidade abdominal, níveis elevados de colesterol e resistência à insulina, que aumentam o risco para diabetes e doenças cardíacas. Os resultados aparecem no Journal of Proteome Research.
Para chegar à conclusão, pesquisadores da University of Barcelona, junto à Rovira i Virgili University, ambas na Espanha, selecionaram 42 pessoas com síndrome metabólica. Durante o experimento, 22 delas ingeriram uma dieta rica em oleaginosas por 12 semanas e as 20 restantes evitaram este grupo de alimentos.
Os cientistas analisaram as substâncias excretadas na urina dos pacientes e encontraram evidências de várias mudanças saudáveis. Uma das surpresas foi que o consumo de oleaginosas – como nozes, amêndoas e avelãs – melhorou os níveis de serotonina dos pacientes com síndrome metabólica. A serotonina é uma substância relacionada à sensação de fome – quanto mais serotonina, menor a vontade de comer. Esse neurotransmissor também faz com que as pessoas se sintam mais felizes e melhora a saúde do coração. Outro efeito benéfico da ingestão de oleaginosas foi que elas reduziram os níveis de substâncias associadas à inflamação e outros fatores de risco de problemas cardiovasculares em pacientes com síndrome metabólica.

Inclua as oleaginosas em seu cardápio
Veja as qualidades de cada uma das oleaginosas:

Castanha-do-Brasil (Pará): rica em ômega 3, magnésio, selênio: poderosos antioxidantes. Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, previne diabetes, Alzheimer, doenças cardíacas e melhora a função cardiovascular. Consumo diário: de 2 a 3 unidades.
Castanha de caju: fonte de zinco, proteínas, vitamina E e gorduras insaturadas. Potencializa a produção de glóbulos brancos, reduz o colesterol ruim (LDL) e mantém os níveis do colesterol bom (HDL). Consumo diário: 3 unidades.
Avelãs: possui grande concentração de gordura monoinsaturada, o que ajuda a afastar doenças cardíacas. Também é uma excelente fonte de cálcio, eficiente na prevenção da osteoporose. Consumo diário: Até 10 unidades
Amêndoas: têm alta concentração de potássio, fibras, cálcio, vitamina E e gordura monoinsaturada. Também é uma potente fonte de proteína. Possui poucas calorias se comparada a outras oleaginosas. Consumo diário: 10 a 12 unidades.
Nozes: a vitamina E é um dos maiores destaques. Também é rica em zinco, magnésio, vitaminas do complexo B e potássio. Previne contra diversos tipos de câncer, controla a pressão arterial e diminui a vontade de comer doce. Consumo diário: Até 5 unidades.

(Copia “emprestada” do msn, mas perdi o endereço pra apontar aqui, infelizmente.)

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Sobre monicaguidorizzi

Sou uma pessoa simples, que ama a vida, acredita em anjos e já encontrou a tal felicidade. Minha felicidade é Deus. Só Ele tem a medida exata do meu vazio! Amo perceber que sou humana mas tenho a divindade na essência pois Ele me criou à sua imagem e semelhança! Sirvo a Deus com muita alegria, e sempre procurando fazer com que as pessoas ao meu lado sintam-se felizes, e tanto quanto possível, também as quero felizes via net! Amar é bom demais!
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